CarnaMarituba 2024: o maior carnaval da região metropolitana inicia neste sábado (10)

Marituba abre neste sábado o maior carnaval da Região Metropolitana de Belém. O “CarnaMarituba 2024” vai até o dia 14 com atrações nacionais, desfile de blocos e de Escolas de Samba.

Atrações nacionais, desfile de blocos e de Escolas de Samba.

Ao todo serão 05 dias de muita folia na Praça da Matriz do Município. Entre as atrações estão Manu Bahtidão, Davizinho Alencar e Banda, Jonas Esticado, Mizerê e Steve da Pegada.

Para estes dias uma superestrutura está montada na avenida Fernando Guilhon, à frente da Praça da Matriz.

A titular da Secult, Bárbara Besteiro, destaca que o CarnaMarituba 2024, é um evento cultural que celebra a diversidade artística do município e homenageia a cultura popular.

“Com uma programação envolvente, pretendemos promover a cultura local e oferecer experiências enriquecedoras aos participantes. Contamos com a presença de todos para comemorar a cultura popular carnavalesca em Marituba.”.

CarnaMarituba 2024, celebra a diversidade artística do município

Segurança – Nos dias do carnaval, os foliões contarão com o Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança que é resultado de um planejamento estratégico integrado com a Secretaria de Estado de Defesa Social e Segurança Pública (Segup).

Agentes da Guarda Municipal, da Policia Militar, da Defesa Civil Municipal e Bombeiros Civis irão garantir a segurança das famílias que comparecerem ao evento.

“Planejamos o evento de forma meticulosa para que todos possam curtir o carnaval com segurança. Estamos preparados para garantir uma folia carnavalesca com muita alegria e segurança”, garantiu o titular da Sesped, Janderson Viana.

Manu Bahtidão é uma das atrações

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa visa conscientizar os participantes sobre os serviços de saúde disponíveis na rede municipal, além de distribuir preservativos gratuitamente.

As equipes de saúde também estarão presentes no Ponto de Saúde, na Praça da Matriz nos dias de folia com serviços de primeiros socorros e com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Conselho Tutelar – O Conselho Tutelar de Marituba estará presente nos cinco dias de folia com ações de conscientização sobre a proibição de fornecer bebidas alcoólicas a menores de idade, com base no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros tutelares também percorrerão os arredores dos palcos e nos desfiles dos blocos e das Escolas de Samba.

Segurança no Trânsito – Para garantir a segurança dos foliões, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) irá interditar algumas vias durante os dias 5 dias de carnaval das 15h às 03h.

As vias que serão interditadas serão a Av. Fernando Guilhon – Perímetro correspondente entre rua 21 de Abril e Rua da Assembleia; Rua Cláudio Barbosa da Silva – Perímetro entre rua Pedro Mesquita e rua Raimundo Santana; Rua Pedro Mesquita entre Fernando Guilhon e Cláudio Barbosa da Silva; Rua Raimundo Santana entre Fernando Guilhon e Rua Cláudio Barbosa da Silva.

Nestes dias somente moradores cadastrados terão acesso as vias bloqueadas.

O CarnaMarituba 2024 é uma realização da Prefeitura de Marituba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com patrocínio do Governo do Estado do Pará. Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e Banpará

Serviço:

CARNAMARITUBA 2024