Os tradicionais desfiles das Escolas de Samba marcaram o segundo dia de CarnaMarituba 2024, neste domingo (11). Centenas de pessoas estiveram na avenida da folia e também nas arquibancadas brincando, festejando e também promovendo a cultura local e popular no carnaval de Marituba.
As escolas de samba Unidos da batucada, Melado entra e Vai quem quer agitaram a arquibancada com seus desfiles na avenida. A noite contou ainda com os blocos Os cara Brancas, Quebra Gelo, Solteirões e Rabo do Urubu que fizeram a festa dos foliões.
A decoradora Iracema Santos, 40 anos, conta que decidiu ir prestigiar o carnaval e as escolas de samba de Marituba com sua irmã e seu filho e nem a chuva atrapalhou a diversão dos três. “Hoje eu resolvi prestigiar o nosso carnaval que está muito bom. O carnaval em Marituba está renascendo”, comentou.
Escolas de Samba – A escola de Samba Unidos da Batucada entrou na avenida da folia misturando alegria e fé com o tema: “Unidos da Batucada, mostra a alma do Pará, clamando numa só voz para Nazaré abençoar”.
A escola de samba foi fundada visando fomentar ainda mais a cultura maritubense e manter o trabalho social com crianças, adolescentes e jovens do bairro Dom Aristides. A escola levou para a avenida 350 pessoas divididas em cinco alas.
Com a intenção de trazer a paixão pelo ciclismo, que representa aos praticantes o bem-estar, saúde, lazer, competição e amor, a escola de samba Melado Entra traz para avenida o tema: “Pedalando com meu amor. Marituba para sempre vou te amar.
A escola de Samba possui cerca de 300 componentes divididos em oito alas. A comissão de frente da escola levou o tema “Amor pelo esporte”.
Com o tema: “Do Carimbó ao tecnobrega”, a escola de samba Vai Quem Quer homenageou os estilos musicais populares do Pará. A escola destacou a influência indígena no ritmo do carimbó e o caráter único do tecnobrega que é um dos ritmos musicais com maior mistura de elementos, com base nos pop e eletrônico sem deixar de lado a herança cultural paraense.
A escola possui 24 anos de história de levou para avenida cerca de 200 componentes divididos em dez alas.
Segurança e trânsito – Durante todos os dias do CarnaMarituba, os foliões contam com uma força tarefa da polícia e da guarda municipal fazendo a segurança de todos por meio de rondas. Além de agentes de trânsito nos arredores do corredor da folia, na BR 316, auxiliando na travessia dos brincantes.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Leonam Moura, destaca que durante todos os dias de carnaval a Setran atua em duas frentes com uma equipe de educação no trânsito e outra equipe de fiscalização. “Ao todo, serão 40 servidores garantindo a fiscalização do trânsito, a segurança viária em torno do nosso evento, principalmente da nossa BR-36, na travessia da nossa população para o evento”, ressaltou.
“Todos os dias do carnaval nossa equipe de trânsito estará no entorno da Praça Matriz a partir das 15 horas até as 3 da manhã empenhados na operação CarnaMarituba, garantindo que pedestres e carnavalescos possam brincar em segurança”, completou.
O CarnaMarituba 2024 é uma realização da Prefeitura de Marituba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com patrocínio do Governo do Estado do Pará. Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e Banpará
Da redação Comus
Fotos: Ary Brito e Fernando Nobre
Serviço:
SEGUNDA
- 20h – Abertura com DJ
- 21h – Bloco da Maçã
- 22h10 – Bloco do Alho
- 23h20 – Bloco 100 Preconceito
- 00h30 – Bloco Timbalauê
- 01h40 – Bloco Du Caça
Galeria