Iniciou, neste sábado (10), o maior carnaval da Região Metropolitana de Belém, o CarnaMarituba 2024 que segue até o dia 14 de fevereiro com uma superestrutura montada na avenida Fernando Guilhon, à frente da Praça da Matriz.

Ao todo serão 05 dias de muita folia na Praça da Matriz com atrações nacionais, desfile de blocos e de escolas de Samba. Durante estes dias a alegria e diversão estarão garantidos no corredor da folia promovendo a cultura local e celebrando a tradição popular.

Bloco Kids Folia abriu o CarnaMarituba 2024

Abrindo o CarnaMarituba, neste ano, o Bloco Kids Folia levou entretenimento e recreação a cerca de dois mil pequenos foliões com atrações musicais, personagens infantis e distribuição de doces. Há oito anos o bloco tem como objetivo inserir as crianças no contexto social e cultural de Marituba.

Joyce Santos e sua neta participaram do primeiro dia de folia

A maritubense, Joyce Santos, aproveitou o bloco kids do CarnaMarituba para levar sua neta, Sophia Monteiro, 4 anos, para se divertir. “Eu sempre participo do carnaval de Marituba por sei que posso me divertir tranquila, a prefeitura monta toda uma estrutura de segurança para a gente curtir a vontade e aqui, neste bloco, a alegria está garantida para mim e para a minha neta”, disse.

Além do bloco Kids Folia, o primeiro dia de festa ficou por conta do bloco da Maça, bloco do Alho, bloco 100 Preconceito, bloco Timbalauê e bloco Du Caça que levaram alegria e descontração aos foliões. O primeiro dia de CarnaMarituba contou ainda com o tradicional banho de espuma animando os foliões.

o tradicional banho de espuma animou os foliões.

A professora de Educação Física Josiane Barbosa, conta que foi para o CarnaMarituba participar do bloco Kids junto com sua família, mas aproveitou para ficar na arquibancada curtindo as demais atrações da festa. “É uma satisfação participar do Carnaval no nosso próprio município. A prefeitura está de parabéns por organizar um carnaval onde todos podem se divertir tanto as crianças quanto os adultos. Viemos nos divertir com o bloco kids, mas já estamos aqui na arquibancada esperando para curtir o próximo bloco que vai passar”, comentou.

A prefeita Patrícia Alencar participou do primeiro dia de CarnaMarituba 2024

A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, também participou do primeiro dia de festa do CarnaMarituba 2024. “Este é o carnaval de volta às famílias maritubenses. Esta, sem dúvida alguma, é a gestão que mais na cultura deste município. Serão cinco dias de festa preparada com muito amor para todos vocês. Vamos curtir o melhor carnaval da história de Marituba”, disse.

“Quero parabenizar a Secretária de Cultura, Bárbara Besteiro, e toda a sua equipe, pois juntos e com força para transformar, a gente proporciona um carnaval seguro, um carnaval em paz, um carnaval onde o propósito é fazer com que as famílias maritubenses curtam e aproveitem ao máximo toda essa festa”, completou a prefeita Patrícia Alencar.

Segurança – Nos dias do carnaval, os foliões contarão com o Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança. O Centro Integrado é resultado de um planejamento estratégico integrado com a Secretaria de Estado de Defesa Social e Segurança Pública (Segup).

Equipes da polícia militar durante o evento

Agentes da Guarda Municipal, da Policia Militar, da Defesa Civil Municipal e Bombeiros Civis irão garantir a segurança das famílias que comparecerem ao evento. O Centro integrado conta ainda com a guarda de trânsito e conselho tutelar.

Equipes do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança

O chefe de gabinete da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Sesped), inspetor Marcos Silva, explica que além das equipes de segurança distribuídas no corredor da folia e nas intermediações, uma equipe de segurança estará na concha acústica para atender as ocorrências de urgência. “Este Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança foi montado para dar um acesso mais rápido ao atendimento caso algum brincante do carnaval tenha alguma ocorrência e queira trazer até nós. Vamos estar aqui durante os cinco dias de CarnaMarituba a partir das 19h até o horário de encerramento do último bloco”, afirmou.

O CarnaMarituba 2024 é uma realização da Prefeitura de Marituba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com patrocínio do Governo do Estado do Pará. Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e Banpará

Da redação Comus

Fotos: Ary Brito e Fernando Nobre