Em alusão ao Setembro Amarelo, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD e CAPS II) têm realizado ao longo desse mês de setembro o projeto “O CAPS está no meu bairro”, levando aos bairros do município ações itinerante do Caps como: plantão psicológico, atendimento multiprofissional, rodas de conversa, entre outros. Nesta sexta-feira (09), o evento aconteceu no bairro Uriboca.

Psicólogo Lucas Modesto

O psicólogo Lucas Modesto comentou sobre a campanha que visa prevenir o suicídio. “Setembro, é um mês que promove informação a respeito da saúde mental, mas a gente precisa olhar para esta temática em outros meses do ano também. Existem pessoas que podem estar sofrendo e a gente só percebe quando chega o mês alusivo. A nossa proposta é falar sobre a importância desse tema todo tempo”, disse.

A ação do Caps contou com a participação de profissionais da educação e moradores do bairro. Para a professora da escola Dr. Alcântara, Ingra Sousa, palestras que reforçam a temática da prevenção do suicídio e sofrimento mental são importantes serem discutidas em comunidade.

Professora Ingra Sousa

“Essas palestras trazem um conhecimento maior sobre o cuidado com a saúde mental. Achei muito interessante  porque pude tirar dúvidas a respeito do tratamento com dependentes químicos e também a como ficar alerta ao sofrimento mental principalmente dentro das escolas”, afirma.

PALESTRA – Além da ação o Caps está no meu bairro, nessa sexta-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove uma programação do visando prevenir o sofrimento mental com o tema “Além do Setembro Amarelo: Informar para prevenir”. O evento será realizado a partir das 17h, no Ginásio Poliesportivo de Marituba.

A programação contará com palestras, plantão psicológico e atração cultural.

ONDE PROCURAR AJUDA – Marituba conta com o Caps II e AD (Álcool e Drogas) nos quais é possível ser acolhido de forma espontânea. Para ser atendido é importante está munido dos seguintes documentos e cópias: RG, CPF, Cartão SUS e Comprovante de residência.

ENDEREÇOS

CAPS II – Rua Antônio Bezerra Falção, 163. Bairro Centro.

CAPS AD – Rua Piçarreira, 300. Bairro Mirizal.

Da redação comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade