Caminhada marca campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

0

A caminhada saiu do bairro Novo e foi até a Praça Matriz

Em alusão ao Maio Laranja e ao dia 18 de maio, que marca a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, os Conselhos Tutelares I e II de Marituba realizaram, neste domingo (23), uma caminhada que teve concentração no bairro novo e seguiu até a Praça Matriz do município.

O Maio Laranja incentiva denúncias através do “Disque 100”, sobre casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Desta forma, durante todo o percurso da caminhada, foram distribuídos panfletos informativos sobre a temática.

Segundo o conselheiro tutelar Marcos Vinícius, o artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que é dever de todos prevenir a ameaça ou violação de direitos da criança e do adolescente. “Estamos trazendo essa data tão importante para a nossa sociedade maritubense para que juntos possamos buscar a denúncia, pois esse ato de denúncia é de fundamental importância”, afirmou.

O ato lembrou o 18 de Maio, dia de combate à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes

A conselheira tutelar suplente e psicóloga, Wilma Alexandre, lembrou que o dia 18 de maio é um marco da luta nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes porque foi nessa data que a menina Araceli Crespo, de 8 anos, foi sequestrada e brutalmente assassinada em 1973. “Há 47 anos, a gente vem com essa luta para dizer aos adultos que corpo de criança e adolescente é inviolável e que toda criança e adolescente tem direito à dignidade sexual. A nossa luta está pautada nisso”, disse.

A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, esteve com o grupo em frente à Praça Matriz do município e ressaltou a importância de ações como essa. Ela, que é mãe de três crianças, reiterou a parceria da Prefeitura de Marituba com os órgãos de defesa das crianças e adolescentes, como é o caso dos Conselhos Tutelares I e II. “Sabemos o quanto é importante cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes, pois o futuro da nossa cidade e do nosso país depende deles”, afirmou. “Quero agradecer e parabenizar a toda equipe da Secretaria Municipal de Assistência de Marituba pelo grande trabalho junto com os Conselhos Tutelares, pois é fundamental esse trabalho pautado no amor e na responsabilidade”, ressaltou.

O Maio Laranja incentiva denúncias através do “Disque 100”

 

Texto: Aline Carvalho

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade