O Balé da Casa da Cultura de Marituba foi destaque no Festival Internacional de Dança da Amazônia, realizado em outubro, na capital, ao conquistar prêmios em diversas categorias.
A coreografia “Corpografia” foi interpretada em solos individuais por Yasmin Afonso, Alice Maria, Paula, Yasmin Brito, Sarah e Emanuelle, que venceram em suas respectivas categorias. O grupo também foi premiado com o primeiro lugar na categoria especial com a coreografia “Partes”.
A bailarina Emanuelle Seabra, além de vencer na categoria de solos, recebeu um prêmio especial e obteve a maior nota geral entre todas as categorias adultas do festival.
“A participação no FIDA é sempre uma alegria por ser um festival tão grandioso, tão renomado, que acolhe grupos de diversos lugares. E ser premiada no festival é uma vitória maior ainda. Há alguns anos o nosso grupo vem se destacando, principalmente na competição de valores da terra, que é uma competição à parte do festival, bastante acirrada, e a gente conseguiu, pelo quarto ano consecutivo, ser campeões dessa competição”, destacou a bailarina.
Para Betinho Amim, da Casa da Cultura, os resultados do FIDA representam o ápice de um trabalho coletivo que envolve disciplina, entrega e paixão pela dança. “Nossas bailarinas são a essência de um projeto que se constrói diariamente com amor à arte e dedicação. Ver esse reconhecimento em um festival internacional é a maior recompensa”, afirma.
O FIDA, que chegou à sua 31ª edição em 2024, é conhecido por reunir escolas de dança de Belém e de diversos municípios paraenses, como Marituba, Altamira, Cametá, Parauapebas e Paragominas. Este ano, o festival homenageou o professor e coreógrafo Douglas Motta, de Fortaleza, reconhecido por seus 40 anos de carreira.
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito