Bairro do São Francisco recebe os serviços de assistência do CRAS Volante

Lene Alves compreende que existem pessoas que não tem mobilidade para ir até o espaço físico do CRAS

O bairro de São Francisco recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), o programa “CRAS Volante” da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads). O programa leva às comunidades mais distantes os serviços ofertados nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O CRAS é um equipamento público por meio do qual são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Ao todo, foram ofertados cerca de 100 atendimentos de acesso a serviços como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo e Serviço de proteção social básica para pessoas com deficiência e idosos e Programa Criança Feliz.

A aposentada Ana Moraes dos Santos, 61 anos, procurou os serviços do CRAS volante nesta manhã. Ela foi em busca de atualizar os dados do Cadastro Único (CadUnico). ​O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza que garante o acesso aos serviços assistenciais do governo.

“Eu aproveitei a presença da Prefeitura aqui no bairro para resolver algumas situações que estavam pendentes. A prefeitura e a Associação estão de parabéns de vir até quem precisa”, comentou.

A coordenadora de Proteção Social Básica da Semads, Lene Alves, destaca que o CRAS volante leva até às comunidades uma rede de serviços essenciais através de psicólogos e assistentes sociais que estão presentes nas comunidades. “A gente compreende que existem pessoas que não tem condições financeiras e mobilidade para chegar até a sede física. É para contemplar estas pessoas que a gente traz o CRAS para às comunidades”, comentou.

Dona Maria queria atualizar o CadUnico

O CRAS de referência é Gedovar Nazário, localizado na Avenida João Paulo II S/N, no bairro de Dom Aristides. A Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), disponibiliza quatro CRAS em todo o seu território.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Wendell Santos