Bairro Centro: o início da história do município de Marituba

Marituba possui 20 bairros localizados em uma área territorial de 103.343 km², sendo o menor município em área do estado. A ocupação se deu historicamente devido a atividade da Estrada de Ferro Belém Bragança. A estação de Marituba parece ter sido aberta com o primeiro trecho da ferrovia, entre Belém e Benevides, em 1884 e que era a sétima parada.

O mais antigo dos bairros é o denominado Centro, originado da povoação consequente da ocupação por parte dos operários que trabalhavam na construção e na operação da ferrovia.

“Chego a Marituba, onde recupero o leito da antiga ferrovia… Do outro lado ficavam as oficinas da estrada de ferro… As oficinas eram enormes e nelas trabalhavam muitos operários. Marituba era, na verdade, uma vila operária da ferrovia. Perto da igreja havia casas antigas, sólidas, cobertas de telhas…”

(José Maria Quadros de Alencar, Blog do Alencar, 27/01/2008).

Ingrid Bergman, moradora apaixonada do bairro Centro

A rotina da vida no bairro mais antigo de Marituba ainda persiste na memória dos primeiros moradores. Como no caso da pensionista Ingrid Bergman Cromwell, de 68 anos. Ela mora há 40 anos no bairro Centro e tem no local a sua referência de vida.

“O bairro Centro é a minha vida desde as primeiras vezes que eu vim aqui”, destaca a moradora. Os primeiros contatos com o bairro foram através de seu pai que tinha alguns amigos que trabalhavam na ferrovia.

“Nós morávamos em Belém, mas vínhamos para cá frequentar o Igarapé da Mata que era a coisa mais linda do mundo. Meu pai se apaixonou pelo local e logo compramos uma casa de madeira. Viemos morar em Marituba e frequentávamos a antiga Prainha. Inicialmente somente nós e alguns operários da Estrada de Ferro frequentávamos o local”, conta.

Dos primeiros anos, ela se recorda de um terreno que o seu pai comprou onde criava carneiros e outros animais. “Eu tinha uma canoa. Era muito bom. Lembro dos carnavais do bairro que eram muito legais. Nós tínhamos o biombo que ficava localizado na praça, que era uma estrutura redonda com dois andares, onde as pessoas mandavam mensagens umas para as outras. O tempo passou e as lembranças e as amizades ficaram. No bairro Centro todo mundo se conhece e aqui a gente se sente mais segura”, comentou.

A divisão – Por questões de planejamento, o município de Marituba foi dividido em duas regiões administrativas: Norte e Sul. Cada uma é dividida em duas sub-regiões: noroeste, nordeste, e sudeste e sudoeste.

A primeira região é a sudeste composta por quatro bairros: Almir Gabriel, Riacho Doce, Nova Marituba e Canaã. A segunda região é a sudoeste  formada por oito bairros: Decouville, Santa Lúcia, Santa Clara, Centro, Mirizal, Boa Vista, Uriboca e São João.

A terceira região é a Noroeste com quatro bairros: Pedreirinha, São José, Dom Aristides e Bairro Novo. A quarta região é a Nordeste que é formada pelos bairros do Novo Horizonte, União, São Francisco e Bela Vista.

Regularização Urbana – Devido a ocupação desordenada e suas consequências, hoje a Prefeitura de Marituba está realizando a Regularização Fundiária Urbana no bairro Centro e em outros bairros do município.

No início do ano foram assinados termos de cooperação visando mudar a realidade da irregularidade nos imóveis no município. O trabalho iniciou pelo bairro Centro com a cooperação técnica do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).  Cerca de 400 registros definitivos já foram entregues neste bairro, no mês de setembro e mais 400 serão entregues ainda em 2022.

No bairro Centro ficam localizados os pontos históricos que fizeram parte da formação do município. Entre eles, a Igreja do Menino Deus, a caixa d’água da antiga Estrada de Ferro, a Praça Matriz, o antiga oficina que hoje é o prédio da Emater, além de abrigar o centro comercial de Marituba.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e e Patrick Santos