O município de Marituba foi premiado na 32ª edição do “DANÇA PARÁ Festival” que foi realizado no último final de semana, no Teatro do SESI, em Belém.
O município levou 84 bailarinos e 70 trabalhos em todas as categorias, sendo premiado em todas elas. Do infantil ao adulto. Além disso, o professor Rodrigo Ramos, da Casa da Cultura, foi premiado como melhor coreógrafo.
Os trabalhos apresentados fazem parte do Curso de Formação de Bailarinos da Casa da Cultura, ligada a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) que tem como coordenador geral, o também professor, o bailarino Rui Guilherme.
“Foi muito trabalhoso mas foi extremamente produtiva a participação do município no festival”, comentou Rui Guilherme.
Também foram premiados com destaque a bailarina Emily Miranda e Emanuelle Seabra. Além da professora Dayloane Viana, que também foi premiada no evento. Os bailarinos de Marituba também foram contemplados com bolsas de estudo, tanto nacionais, como internacionais, em estados como Fortaleza Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, além de países como Espanha, Portugal e Canadá.
Dança Pará – Aproximadamente 100 companhias de dança se apresentaram no festival. O evento visou estimular o desenvolvimento socioeducativo e o intercâmbio artístico-cultural.
O Dança Pará Festival 2023 é uma realização da Cia. de Arte Produções. O evento é reconhecido pela Fundação Nacional da Arte-FUNARTE, Conselho Internacional de Dança/CID/UNESCO, Conselho Brasileiro de Dança-CBDD e Associação dos Artistas da Dança do Pará (ADA).
O evento contou com mostra de dança, concurso de dança, masterclass, fashion dance, painel dançar, intercâmbios, entre outras atividades.
Convidados especiais compartilharam talentos e experiências e compuseram a mesa de avaliação do Maior Concurso de Dança do Norte Nordeste, entre eles Érick Gutierrez (SP), Carolina Grandi (SP), Felipe Lemos (MG), Ana Vládia Sousa (CE), Aide Lòpez (México) e Fernando Radtke (SC).
As imagens dos bailarinos do município e os troféus estão em exposição no Centro Cultural Municipal José Pompeu Bezerra Falcão, no bairro Centro.
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito e Divulgação
Galeria de Fotos: