AUmigos realizou pré-campanha antirrábica no Polo Ambiental de Marituba

Ana Carolina levou a Tiara para vacinar

A atendente de Pet Shop, Ana Carolina, 21 anos, é tutora da Tiara, uma yorkshire de 02 anos. Depois de ganhar a cadela em dezembro, esta é a primeira vez que ela leva seu pet para vacinar. Ela aproveitou a pré-campanha de vacinação realizada pelo projeto AUmigos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizada durante a manhã desta quarta-feira (25), no Polo Ambiental de Marituba, localizado na Estrada da Pirelli.

“ Eu amo animais. Eles são a minha vida. Com a Tiara vacinada eu fico mais tranquila”, comentou Ana Carolina. Durante toda a manhã, foram vacinados cães e gatos saudáveis com idade a partir de 3 meses. As equipes da Semma também estiveram nos bairros vacinando os animais que não puderam ir até o polo.

Veterinária Lucélia Andrade: A vacina é uma ferramenta importante contra a doença

Ao todo foram disponibilizadas 100 doses. A veterinária Lucélia Andrade, da Coordenação de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), explica que a raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados.

“ A vacinação de cães e gatos é uma ferramenta importante contra a doença. Apesar da raiva ser uma doença já controlada, esta é a única forma de garantir a saúde do animal”, explica a veterinária.

Esta foi uma pré-campanha realizada pelo AUmigos.  A campanha municipal de vacinação antirrábica irá ocorrer no dia 25 de setembro nas Unidades de Saúde do município.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Ary Brito