Audiências públicas do PPA encerram com discussões importantes para o município

Técnicos de diversas pastas municipais participaram dos debates virtuais junto aos secretários

O último dia de audiência pública do Plano Plurianual (2022/2025), PPA, contou com discussão sobre temas relacionados à Educação e aos Tributos. Representantes de entidades da sociedade participaram do momento.

Vários assuntos foram abordados, como a situação do Pólo Industrial de Marituba; condições do aterro sanitário; prestação de contas de obras ou serviços públicos, entre outros. A titular da Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças (SEOF), Aniele Pereira, adiantou que os investimentos do poder público municipal passam por processos de estudo e análise antes de serem direcionados para as ações. ” A gente não pode antecipar as etapas. Se houver precipitação, poderemos ter problemas legais e limitações de investimentos. A responsabilidade fiscal tem que ser diária, pois assim os resultados positivos vão ser mais acessíveis. Essa visão é base da nossa administração”, comentou a secretária.

No segundo momento da audiência pública desta quinta-feira (20), as indagações foram direcionadas para a pasta da Educação, administrada pela secretária Eny Leite. A maioria das dúvidas dos representantes dos moradores de Marituba, foi relacionada para os investimentos em escolas ou ensinos especiais. A titular da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Eny Leite, respondeu com foco no processo prático sobre os investimentos na educação municipal.

As audiências contaram com intensa participação popular

“Ainda temos um problema na cidade que é o aluguel de prédios para serem usados como escolas. Estamos trabalhando para que isso mude e possamos ter apenas prédios próprios. Após isso, vamos realizar visitas e reuniões para colocarmos em prática planos educacionais ainda mais eficientes e plurais, para abranger o público de pessoas com deficiências”, salientou.

No final da reunião, o titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Mário Santiago, pontuou a importância do processo de discussão com representantes da sociedade, para a gestão pública municipal. “Queria agradecer a cada um que fez esse momento possível. Esta etapa é muito salutar para o processo correto e democrático da gestão pública de Marituba. A gestão da prefeita Patrícia Mendes preza muito por isso, e vamos trabalhar sempre para cumprir esta necessidade. Agora, os questionamentos e sugestões vão ser direcionados para a próxima etapa do PPA”, destacou o secretário.

Ao todo, participaram das audiências cerca de 20 representantes de associações ou grupo comunitários de Marituba. Após as audiências públicas virtuais, a construção do Plano Plurianual (2022/2025) vai para a Câmara Municipal de Marituba para a fase final do processo.

Texto: Luiz Antonio Pinto

Fotos: Vitor Dagort