Alunos inscritos no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Marituba agora contam com mais uma modalidade de atividade que visa promover mobilidade, força muscular, equilíbrio e confiança. Desde o mês de setembro, o centro oferta atividades aquáticas às crianças que participam das atividades pedagógicas e educacionais oportunizando desenvolvimento físico e emocional.

As atividades são desenvolvidas dentro da piscina facilitando o movimento dos alunos e proporcionando espaço lúdico que favorece a interação e o aprendizado.

Professora Amanda Falcão durante atividade aquática com aluno

A professora de educação física Amanda Falcão comenta que os impactos positivos das atividades aquáticas na vida dos alunos são notáveis. “Os relatos das mães são muito positivos. Elas nos dizem que as crianças ficam mais calmas e relaxadas após as aulas. Muitas chegam ao centro mais estressadas, e a água tem o poder de acalmá-las, tanto no aspecto físico quanto emocional”, comenta Amanda.

Além disso, as atividades aquáticas têm contribuído para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. “Algumas crianças têm resistência ao movimento fora da piscina, mas, ao trabalharmos com elas na água, conseguimos melhorar a aceitação de atividades que antes eram difíceis de realizar”, disse Amanda Falcão.

Para participar das atividades aquáticas é necessário que a criança esteja inserida no programa pedagógico do CAEE e que passe por uma avaliação médica para garantir que estão aptas a participar das aulas. Atualmente 60 crianças participam das atividades aquáticas, entre elas Davi Marques, 7 anos.

Edilma Marques e seu filho Davi Marques

Edilma Marques é mãe do pequeno Davi e sempre acompanha suas atividades no centro. Ela conta sobre a diferença que as atividades aquáticas trouxeram para o seu filho. “O Davi chegou no centro aos quatro anos com muita dificuldade de coordenação motora e retração social. Ele mal conseguia pular ou controlar os movimentos das duas mãos. Com o tempo e as terapias, foi melhorando, mas foi com as atividades na água que vimos uma transformação ainda maior”, explica Edilma.

A iniciativa no CAEE reflete o compromisso da Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o bem-estar integral de suas crianças, proporcionando um ambiente de desenvolvimento inclusivo e acolhedor.

Da Redação comus

Fotos: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade