Atendentes da Sala do Empreendedor participam de formação dentro do Programa “Cidade Empreendedora”

Gabriela Zambetti é consultora do Sebrae e instrutora da formação

Dentro das estratégias de desenvolvimento do município de Marituba ao aderir ao “Cidade Empreendedora”, as atendentes da Sala do Empreendedor estão participando de uma formação ofertada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto “Cidade Empreendedora” é voltado para a gestão municipal e os micro e pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento das cidades, principalmente através do empreendedorismo.

A consultora do Sebrae, Gabriela Zibetti, explica que o desenvolvimento das “Salas do Empreendedor” faz parte do conjunto de soluções comuns a todos os municípios, focando sua atuação no desenvolvimento econômico e na melhoria do ambiente de negócios.

“A sala do empreendedor tem uma missão de ser a solução de simplificação e desburocratização do processo de abertura de negócios. Tem a missão de receber o empreendedor, e no caso de Marituba, nosso levantamento aponta que o foco local é no microempreendedor individual”, explica.

A formação acontece na própria Sala do Empreendedor

O objetivo da capacitação é buscar a eficiência no atendimento das salas e a otimização na utilização do Portal do Empreendedor. As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Em Marituba, a Sala do Empreendedor faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) localizada na rua Fernando Guilhon, no bairro Centro, e atende de segunda a quinta-feira, das 8 às 14 horas.

Cidade Empreendedora – Marituba aderiu ao “Cidade Empreendedora” no mês de junho.  Ao todo, serão 18 meses de trabalho, com a oferta de 38 soluções e mais de mil horas de consultorias, aplicadas por consultores especializados visando o desenvolvimento econômico do município.

Marituba é um dos 12 municípios paraenses que aderiram ao programa. Entre os eixos que serão trabalhados no município estão o “Cidade de Negócios” que desenvolve ações que visam aumentar os números, a produtividade e a inovação das empresas no município.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Ary Brito