Com a implantação de novos de serviços, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), teve um ano de efetivação e garantia de serviços essenciais e inclusivos à população, em Marituba. O destaque foi para implantação dos serviços de “Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas” denominado pela gestão como “Terceiro Serviço”, inédito no município.

O serviço contribui com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas à rede socioassistencial com assistente social, psicólogo e um educador.

Em 2022 a Prefeitura inaugurou a nova sede da Semasc garantido o direito de acesso ao serviço pelo usuário de Marituba em um espaço adequado, com acessibilidade e dignidade e melhores condições de trabalho para o servidor.

A Semasc implantou também a Gerência do Trabalho para valorizar e cuidar do servidor e assim humanizar cada vez mais o atendimento ao público.

A nova sede da Semasc trouxe dignidade para o usuário e para o trabalhador

“Além da nova sede, neste ano iniciamos também as obras do prédio do Conselho Tutelar e também implantamos a vigilância sócio assistencial que é responsável pela coleta de dados e pelo mapeamento social do município”, destacou a secretária da Semasc, Adriana Queiroz.

Em 2022 também foi um ano de fortalecimento das políticas implantadas durante a gestão Patrícia Alencar. Como o Renda Marituba, que atende famílias que vivem com menos de um salário mínimo, e que tiveram a situação financeira agravada pela pandemia da covid-19. Ao todo são atendidas mais de mil famílias.

Adriana Queiroz: 2022 foi um ano de crescimento para a assistência no município

Uma delas é a família da dona de casa Suely Gaia, 58 anos, do bairro do São Francisco. Ela é beneficiária do Renda Marituba desde a pandemia de Covid-19, com o dinheiro, ela garante a sobrevivência da família.

“O Renda Marituba me ajuda muito. Tanto na época da Covid-19 quanto agora. Meu marido sofreu um avc e não tem condições de trabalhar. Essa renda é muito bem vinda”, ressaltou.

Nestes dois anos, o Criança Feliz atendeu 502 famílias

Criança Feliz – O Programa “Criança Feliz” que assegura assistência às mulheres grávidas e à primeira infância: crianças de 0 a 3 anos inseridas do Cadastro Único para programas sociais e crianças de até seis anos de idade beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Iniciado em 2018, o programa não avançou em seu propósito, sendo resgatado em 2021 pela atual gestão. Nestes dois anos, o Criança Feliz efetivou o acesso a importantes serviços para 502 famílias do município.

Centros de Referência – Marituba teve muitas conquistas através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no ano de 2022.

De janeiro de 2021 a julho de 2022 a Semasc atendeu através do CRAS mais de 13 mil usuários em seus quatro CRAS. Isso significa um número de mais três mil famílias que são acompanhadas pelos profissionais.

Enfrentamento e combate à violência – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS),realizou mais de quatro mil atendimentos.

O CREAS é a unidade que oferta serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, por meio do atendimento e o acompanhamento especializado de famílias e indivíduos cujos direitos foram violados ou ameaçados, atuando no enfrentamento e combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes e a todo tipo de violência contra a mulher, também obteve muitos investimentos na atual gestão.

Das mais de três mil famílias acompanhadas pelo CREAS, aproximadamente 600 são vitimas de violações de direito. 

Somente no ano de 2022 foram realizadas 197 acompanhamentos e todos em decorrência de violação de direitos.

Cadastro Único (CadÚnico) – Visando o acesso aos programas sociais do Governo Federal e Estadual como o Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Renda Pará, Vale Gás e Vale Água. Ao todo, são realizados mais de mil atendimentos mensais visando o cadastro e atualização dos usuários.

No sentido de dar condições às equipes de profissionais, a Semasc está equipando suas unidades com sistema de internet, algo muito desejado para que, de maneira ágil, acessem sistemas que garantam benefícios sociais aos usuários, a exemplo dos sistemas CadÚnico e INSS.

Da Redação Comus

Fotos:  Ary Brito

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