“Arraial da Imunização” vacina contra Covid-19, sarampo e Influenza em Marituba, neste sábado (11)

0

A Secretaria de Saúde de Marituba (Sesau) realizará neste sábado (11) o “Arraial de Imunização” . A campanha irá vacinar a população com doses da vacina contra Covid-19, Sarampo, Influenza e todas as demais do calendário vacinal.

O objetivo da mobilização é fortalecer a cobertura vacinal no município tanto contra a Covid-19, quanto contra  doenças como o sarampo, cuja Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) alerta pela ocorrência de surto no Estado.

O arraial será realizado em todas as unidades de saúde do município, no horário de 8h às 12h, e no Centro Especializado em Reabilitação de Marituba (CER III) localizado na área do Ginásio Poliesportivo Municipal, na rodovia BR 316, Centro de Marituba. No CER II o horário será das 08 às 17 horas.

De acordo com o titular da Vigilância em Saúde da Sesau, Tiago Santana, a mobilização deste sábado visa colocar em dia as vacinas contra sarampo, influenza e Covid-19 no município.

“É importante que a população busque os postos de vacinação para receber as doses necessárias. É importante que os pais estejam atentos para que seus filhos cumpram todo o calendário vacinal. A vacinação serve para trazer mais segurança e garantir que novos surtos e epidemias não ocorram no município”, ressalta.

Covid- 19 – Nas 1ª e 2ª doses, a vacina contra Covid-19 está disponível para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade que ainda não foram vacinadas. Para a terceira dose terceira dose ou dose de reforço estão disponíveis para todas as pessoas com 12 anos ou mais que foram vacinados com a segunda dose há quatro meses ou mais.

Para imunocomprometidos com idade entre 12 anos a 17 anos utiliza intervalo de oito semanas após a segunda dose. Para este grupo a indicação é exclusivamente PFIZER. As pessoas deste perfil devem apresentar uma cópia do laudo ou atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão.

Marituba também disponibiliza o segundo reforço (4ª dose): com intervalo de quatro meses após a 3 ª dose, nos seguintes grupos: adultos a partir de 50 anos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, trabalhadores da educação do ensino básico e superior, trabalhadores das forças armadas, forças de segurança e salvamento, com 18 anos ou mais, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, gestantes, puérperas.

Da Redação Comus

Foto: Vitor Dagort

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade