Ambulatório Fixo da Covid-19 segue atendendo até esta sexta-feira (02)

O objetivo da ação é desafogar a UPA e o Hospital Municipal

O Ambulatório Fixo para casos leves e moderados da Covid-19 retomou o atendimento à população de Marituba, nesta segunda-feira (29) e segue até sexta-feira (02). Montado no Ginásio Poliesportivo, o Ambulatório tem o objetivo de desafogar o fluxo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves, focado em casos leves da Covid-19 e síndromes gripais.

Dona Maria do Carmo, 63 anos, e o esposo, João Normando, 68 anos, procuraram o atendimento do ambulatório, nesta segunda-feira. Ela contou que ambos sentiram alguns sintomas da Covid-19, como dores nas costas e tosse seca, porém preferiram não procurar o hospital e nem a UPA. “Meu irmão já tinha vindo aqui e me falou sobre o atendimento, pela prefeitura. Graças a Deus a prefeita está trabalhando muito bem. Ela montou esse ambulatório e o pessoal está trabalhando muito bem.  Muitas pessoas procuravam a Upa ou Emergência porque não tinha outro lugar, agora podemos vir ao ambulatório”, disse.

O ambulatório é focado em casos leves da Covid-19 e síndromes gripais

O Diretor da Atenção na Saúde do município, Gilson Carlos, explica como é realizado o atendimento no ambulatório. “Nosso atendimento acontece assim: a pessoa passa pela triagem, depois consulta com o médico que irá avaliar a necessidade de fazer teste ou não. Pessoas com estado de saúde mais grave, a gente direciona para UPA ou para a emergência para fazer um raio-X ou oxigenação”, detalha.

Serviço:

O Ambulatório Fixo para casos leves e moderados da Covid-19 funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, e de 14 às 17h, com a distribuição de 100 fichas em cada período de atendimento, no Ginásio Poliesportivo de Marituba, localizado na rodovia BR-316, KM-10.

Texto: Aline Carvalho

Fotos: Vitor Dagort