Alunos realizam Semana da Consciência Negra, em Marituba

0

Aluno Djair Ribeiro

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra – comemorado no dia 20 de novembro –, alunos da Escola Dr. Renausto Amanajás, no bairro Dom Aristides, realizaram, nesta manhã (16), a abertura da Semana da Consciência Negra.

A data é uma referência à morte de Zumbi de Palmares, cuja vida foi marcada pela luta contra a escravidão, e coloca em discursão a necessidade de lutar contra o racismo e desigualdade racial. Fazendo com que os alunos entendam as problemáticas que circundam a colonização brasileira para que assim seja possível mudar grandes mazelas herdadas desde a colonização.

Alunos da escola Dr Renausto Amanajás durante palestra

O Professor Lélio Barbosa explica que a Semana da Consciência Negra na escola tem como objetivo promover a reflexão à respeito da desigualdade racial e estimular o respeito à diferença, conhecer a cultura africana e identificar de que maneira elas influenciam na cultura brasileira. “É importante que a gente entenda que todos são diferentes e aprenda a viver com essa diferença”, afirma.

O aluno do 6º ano Djair Ribeiro, 12 anos, comenta que o racismo ainda está muito presente na nossa sociedade. “A campanha está sendo muito bem feita aqui na nossa escola e é importante a gente conversar mais sobre as questões raciais para combater o racismo. A gente ainda sofre muito racismo, muitas pessoas ainda acham que podem distinguir a personalidade dos outros por conta da cor”, disse.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade