Alunos do Cursinho Municipal de Marituba comemoram aprovação no vestibular

Erádio Tavares, 65 anos, nunca tinha prestado vestibular

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Instituto Federal do Pará (Ifpa) divulgaram nesta terça-feira (22), no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os nomes dos aprovados no vestibular 2022.

Nove calouros oriundos do Cursinho Municipal de Marituba comemoraram após meses de muito esforço e dedicação aos estudos, em meio a crise da pandemia de covid-19.

Entre os calouros está o morador do bairro Novo, Erádio Tavares, 65 anos, aprovado no curso de Agronomia do Instituto Federal do Pará (Ifpa), que se inscreveu nas aulas do Cursinho Municipal para incentivar a neta Lorena de Freitas, 16 anos, que ainda cursava o 2° ano do ensino médio. Em virtude do retorno das aulas presenciais, Lorena precisou dar continuidade às aulas do ensino médio.

“Tentei fazer a prova do Enem em 2020, e como não havia vacina para covid-19 eu não quis arriscar, então decidi esperar até 2021, mesmo com minha neta tendo que optar pelo ensino médio, ela me incentivou e consegui o resultado positivo. Não desanimei e estou muito feliz”, disse.

Sheila Amoras aprovada em Geografia, Ifpa

16 anos longe dos estudos, Sheila Amoras, 37 anos, assim com Erádio, fez vestibular pela primeira vez. Aprovada no curso de Geografia do Instituto Federal do Pará (Ifpa), a caloura era só sorrisos e agradecimentos.

“Aqui em Marituba nós temos como oportunidade o cursinho municipal que, além das aulas com professores qualificados e dedicados, contribuiu com incentivo financeiro para aqueles que não podiam arcar com o mínimo durante esses meses de preparação. A sensação da aprovação, e aprovação em uma instituição pública, é inexplicável”, disse.

“Eu só tenho gratidão por tudo”

Entre os 2. 240 aprovados na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) está a jovem Letícia Rodrigues, 17 anos, moradora do bairro Decouville que, eufórica, aguarda pela matrícula e pelo início das aulas em Licenciatura em Letras (Português).

“Esses meses foram intensos, e pude aprender muito mais porque todos os professores foram muito dedicados, eu só tenho gratidão por tudo”, disse a caloura.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o cursinho municipal é gratuito com aulas presenciais na Escola Municipal João Milton Dantas e na Biblioteca Municipal de Marituba. Em 2021, o cursinho passou a ofertar uma bolsa no valor de R$ 100,00 para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva e Atácia Santos