Alunos de Medicina Veterinária da Unama estagiarão no Centro de Zoonoses e Canil Municipal de Marituba

A Secretaria de Meio Ambiente de Marituba (Semma) fechou parceria com a Universidade da Amazônia (Unama) visando o auxílio dos profissionais do curso de Medicina Veterinária da instituição para a realização dos atendimentos no Centro de Zoonoses e Canil Municipal do município de Marituba. Atualmente, o Centro já atende através do aplicativo de mensagens WhatsApp e qualquer denúncia maus-tratos pode ser feita por meio do número 98966-7443.

De acordo com a parceria fechada, o Centro de Zoonoses e Canil Municipal contará com a realização de estágios para os alunos do curso de medicina veterinária sob a supervisão dos professores do curso. O espaço físico onde funcionará o centro está passando por adaptações e ainda este mês estará abrindo às portas a população. O Centro de Zoonoses e Canil Municipal também irá ofertar um serviço itinerante de castração animal através de um castramóvel, que levará o serviço aos diferentes bairros de Marituba.

O secretário da Semma, Fernando Braun, diz que a proposta do Centro de Zoonoses e Canil Municipal abrange os cuidados veterinários, abrigo e alimentação dos animais abrigados, como explicou o secretário. “Os atendimentos já estão sendo realizados, a população faz a ocorrência através do número e uma equipe vai até o local”.

O objetivo do centro não é incentivar a prática do abandono. Ele explica que é necessário que as pessoas se conscientizem sobre a posse responsável de animais de estimação. Essa responsabilidade obriga a atender as necessidades do animal, zelando por sua saúde, alimentação e segurança.

O secretário ressalta que será realizada uma campanha de conscientização da população para que não ocorram os maus-tratos e o abandono dos animais de estimação. A equipe de profissionais também realizará distribuição de água e ração em pontos estratégicos do município onde há maior ocorrência de abandonos.

O objetivo do centro não é incentivar a prática do abandono

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Vitor Dagort