Alunos de Marituba são premiados nas Olímpiadas de Matemática

0

Alunos da escola Emília Clara que receberam Certificado de Menção Honrosa e Medalha de Bronze na OBMEP

Cerca de 20 alunos matriculados em escolas municipais de Marituba que realizaram a 16º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, em 2021, receberam Certificado de Menção Honrosa e outros quatro alunos receberam medalha de bronze pela participação na OBMEP.

As Olímpiadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas foram criadas em 2005 visando estimular o ensino da matemática aos alunos, identificar talentos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores e promover a inclusão social por meio do conhecimento. O público-alvo da OBMEP é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Em Marituba, as escolas que tiveram o maior destaque nas olimpíadas foram a Escola Prof. Emília Clara de Lima e o Centro Educacional Ômega.

Professores de matemática David Figueiredo e Harrisson Costa

Assim que iniciaram a lecionar na escola Emília Clara, os professores de matemática David Figueiredo e Harrisson Costa resolveram formar uma sala de reforço de matemática com aqueles alunos que mais gostam da disciplina e conseguiram formar um grupo com 20 estudantes para prepará-los para a OBMEP.

“Desde maio de 2021 iniciamos a preparação dos alunos matriculados do 6º ao 9º ano que gostavam de matemática e queriam aprender de uma forma diferente”, explica o professor David.

“Quando iniciamos nossa turma de matemática, a escola estava com o ensino regular remoto, funcionava aqui só a nossa turma de matemática a fim de prepará-los para a OBMEP. Claro que mantivemos todos os cuidados de proteção contra a Covid-19”, completa o professor Harrisson.

Eles falam ainda da gratificação em ver o empenho e animação dos alunos em aprender e ensinar uns aos outros durante as aulas.

“A minha felicidade foi enorme, chorei de alegria quando soube que três dos meus alunos foram premiados com medalha de bronze na OBMEP e outros sete ganharam menção honrosa. O sentimento que fica é muito animador, de dever cumprido”, disse o professor David.

Os alunos que receberam a medalha de bronze ganharão bolsas de estudo para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), na Universidade Federal do Pará. O programa propicia ao aluno premiado da OBMEP a entrar em contato com questões no ramo da Matemática e a ampliar o seu conhecimento científico.

Alunos Mateus Oliveira e Roberto Nascimento

O aluno Roberto Nascimento, 15 anos, foi um dos quatro alunos de Marituba que receberam medalha de bronze na Olimpíada. “Foi muito interessante o ensino que tivemos com a turma de matemática aqui na escola, aprendi demais. Essa turma me incentivou muito no aprendizado e me ajudou a passar na OBMEP”, afirma.

O aluno Mateus Oliveira, 15 anos, também participou da turma de reforço. “Esse foi o ano mais produtivo que eu já tive com relação ao ensino aqui na escola Emília Clara. A matemática foi a disciplina que eu mais tive afeição esse ano e quando eu descobri que passei na segunda fase da OBMEP fiquei muito feliz com o sorriso de orelha a orelha porque os estudos que tivemos apresentaram resultado”, disse o aluno que recebeu um Certificado de Menção Honrosa.

A cerimônia para a entrega das medalhas e dos Certificados de Menção Honrosa será realizada pela Universidade Federal do Pará em breve.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade