Alunos de Marituba recebem ação do Programa Saúde na Escola

0

Alunos matriculados no Ensino Infantil e Fundamental I das escolas públicas de Marituba estão recebendo, durante todo o mês de junho, palestras sobre alimentação saudável e participando de avaliação antropométrica realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE). A ação é comandada por uma equipe de saúde e tem como objetivo averiguar a situação nutricional do aluno.

O objetivo é averiguar a situação nutricional do aluno

Nesta segunda e terça-feira (21 e 22), alunos da Escola Dr. Renausto Amanajás, localizada no bairro Dom Aristides, participaram da ação que contou com a presença de uma equipe de saúde da Unidade Básica Adalúcio Calado.

Eleta Sara é professora e mãe do pequeno João Mateus, de 8 anos, e esteve presente à ação do PSE. “É muito valiosa essa oportunidade dentro das escolas, é uma maneira da gente saber como está a saúde de nossos filhos”, disse.

Segundo a nutricionista Alessandra Saraiva, através da Avaliação Antropométrica é possível verificar as dimensões físicas do aluno para identificar o padrão de crescimento, assim como índices de obesidade ou desnutrição. “Hoje estamos aqui para orientar os responsáveis e as próprias crianças sobre a alimentação saudável, porque é assim que ela vai desenvolver saúde, disposição para brincar e estudar”, relatou a nutricionista. Ela acrescenta que caso se identifique alguma alteração nutricional na criança, a mesma é encaminhada para para atendimento médico e nutricional.

Em Marituba, o PSE teve início no mês de abril

Em Marituba, o PSE teve início no mês de abril incentivando a realização do cadastro e atualização do cartão SUS dos alunos, assim como a vacinação, conforme o cronograma vacinal disponível no município e a avaliação da saúde nutricional.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Letícia Magalhães, explica sobre o programa. “O PSE contempla questões referentes à saúde dentro das escolas e busca a criação de condições que favoreçam o ensino, tais como: a diminuição da evasão escolar, educação integral para os alunos, entre outros”, detalhou. Ela acrescenta que o Programa favorece além dos alunos da instituição, os profissionais da educação.

No decorrer do Programa, serão desenvolvidas diversas ações com diferentes temas a serem tratados. Algumas das temáticas serão: prevenção à Covid-19; educação sexual e reprodutiva; saúde bucal, entre outras desenvolvidas por meio de vídeos e cartilhas educativas encaminhados aos alunos.

Texto e Fotos: Andréia Dantas (estudante de Jornalismo, com revisão da jornalista Aline Carvalho)

 

 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade