Alunos da rede municipal visitam produção de hortaliças da agricultura familiar

Propriedade do fornecedor de hortaliças para as escolas municipais de Marituba, Senhor Luis

Visando contribuir com o conhecimento sobre a saúde dos alunos, através das hortaliças e legumes consumidos na alimentação escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio dos Departamentos de Alimentação Escolar (DAE) e de Educação Ambiental, proporcionou na última quarta-feira, 21, aos alunos da escola municipal João Milton Dantas, visita à produção de hortaliças da agricultura familiar, no bairro Uriboca.

As atividades de educação em alimentação e nutrição, respaldadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem por objetivo elevar a qualidade de vida dos alunos para que os mesmos tenham mais disposição em suas atividades cotidianas através de alimentos produzidos de forma saudável no município de Marituba.

Ao todo, 13 alunos do 6° ano, turno da tarde, participaram da visita

Durante a visita dinâmicas foram realizadas para que os alunos conhecessem melhor sobre os nomes populares e científicos, sabores, cores, benefícios das proteínas contidas no jambu e cheiro verde, na couve-flor e alface, por exemplo.

“O que deixou os alunos animados, foi saber que da horta de seu Luís saem as hortaliças que fazem parte das refeições consumidas por eles na escola”, relata a vice gestora da escola municipal João de Milton Dantas, Drieli Alves.

A coordenadora do DAE, Camila Silva, ressalta que a importância desse trabalho “é mostrar o cultivo orgânico dessas hortaliças e a oportunidade que esses agricultores têm em fornecerem alimentos saudáveis às nossas escolas”.

De acordo com a nota técnica n° 2810740/2022, as atividades de educação alimentar e nutricional contam ainda com outros atores importantes no processo de execução para proporcionar conhecimento sobre alimentos saudáveis e seu consumo dentro e fora e do ambiente escolar. Fazem parte desse processo: nutricionistas, gestores, vice gestores, professores, manipuladores de alimentos, agricultores, membros do CAE e os familiares dos alunos.

Texto: Ascom Semed