A gestão municipal deu início, nesta semana, a uma nova etapa do projeto O Olhar para o Futuro, que oferece atendimento oftalmológico gratuito para estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa contempla, neste primeiro momento, os alunos das cinco unidades do Centro Integral, onde foi identificada a necessidade de uso ou substituição de óculos de grau. O inicio da ação foi acompanhada de perto pela prefeita Patrícia Alencar e pela Secretária de Educação, Bárbara Marques.
A ação é fruto de uma parceria integrada entre a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e uma empresa local especializada. Além da realização dos exames oftalmológicos, os alunos que apresentarem algum problema de visão também receberão armações de óculos gratuitamente.
As escolas atendidas nesta primeira fase são as de tempo integral: Miguel Lacerda, Emília Clara, Júlia Freire, Paulo Freire e Gracinda Pérez. A escolha dessas unidades se deu a partir do diagnóstico feito pelas equipes escolares, que identificaram estudantes com possíveis dificuldades visuais que impactam diretamente na aprendizagem.

“Essas ações dentro da Escola em Tempo Integral visam minimizar as dificuldades de aprendizagem, porque, obviamente, o aluno que não enxerga bem não vai aprender bem. Isso impacta na aprendizagem deles diariamente na sala de aula”, destacou a secretária de Educação do Município, Bárbara Marques.
Com consultas, orientações e entrega de óculos 100% gratuita, o projeto O Olhar para o Futuro reforça o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de qualidade, cuidando da saúde e do bem-estar dos alunos como parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Rafael Victor Fernandes