Alimentação Escolar para celebrar o Dia Nacional da Escola

0

A merenda escolar é uma das políticas públicas de alimentação mais antigas do Brasil

Nesta quarta-feira, 15 de março, comemora-se o Dia Nacional da Escola, cujo objetivo é enfatizar a importância desse espaço para o desenvolvimento social e profissional das pessoas.

As primeiras escolas públicas do Brasil surgiram em 1774. Em 1889, após a Proclamação da República, os Estados passaram a criar seus projetos Educacionais, em que o acesso à educação era destina às famílias das classes de alta renda, as chamadas “elites”. Visando combater esse privilégio, em 1930, com a criação do Ministério da Educação (MEC), foi criada, também, a escola pública, gratuita e acessível a todos, que ganha força e passa a contar com a colaboração do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” assinado por educadores, entre os quais estava o escritor e jurista brasileiro, Anísio Spínola Teixeira, criador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), importante instituição que, após sua morte, em 1971, passou a ser chamar Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

“A escola é de suma importância para o desenvolvimento técnico-profissional e humano dos alunos em todas as fases do aprendizado escolar”, afirma a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Viviana Fontinele.

Escola Municipal Laura Falcão

Para celebrar este dia, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE-Semed) realizou, na manhã desta quarta-feira, 15, na Escola Municipal Laura Freire de Oliveira Falcão, uma roda de conversa visando divulgar a merenda escolar para os discentes, bem como, o trabalho da equipe de manipulação de alimentos; garantindo assim o conhecimento sobre a alimentação ofertada no município.

Manipuladora de Alimentos, Elma Santiago

 

Na ocasião foi ofertada, como refeição, o caldo de abóbora, receita elaborada pela manipuladora de alimentos da escola municipal Laura Facão, Elma Santiago, campeã do concurso “Merenda Nota 10” realizado em 2022.

“Fiquei surpresa, com o primeiro lugar, pois, as manipuladoras de todas as escolas trabalham e dão o melhor no que fazem, então, a concorrência era grande. Fico feliz com o reconhecimento do meu trabalho, ainda mais neste dia tão importante como o Dia Nacional da Escola”, disse Elma Santiago, que, na ocasião, por seu feito, recebeu um certificado do DAE.

Para o nutricionista, responsável técnico, Flávio Gomes, a ação, “reforça a importância do trabalho das manipuladoras, incentivando-as à criação de receitas inovadoras e saudáveis, com gêneros utilizados na alimentação escolar, para uma alimentação saudável e equilibrada no município”.

Aluna do 7° ano, Kyra Pantoja

De forma ativa, o DAE está presente nas escolas municipais com equipe formada por nutricionistas responsáveis por orientar desde a aquisição até a destinação dos alimentos. Periodicamente servidores do DAE passam por capacitações e treinamentos a fim de melhorar a prestação do serviço oferecido.

Saboreando pela primeira vez um caldo de abóbora, a aluna do 7° ano, Kyra Pantoja, 12 anos, viu o caldo como “novidade e saboroso, esse alimento que, geralmente, acompanha outros alimentos, como o feijão e a carne, não como refeição principal, amei”.

A merenda escolar é uma das políticas públicas de alimentação mais antigas do Brasil. Foi criada em 1950 e, desde 2017, o valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE-MEC) não era reajustado. Em 2023, o aumento é de 28% para alunos da Educação Infantil, Educação Especializada e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 39% para alunos do Ensino Fundamental, modalidades da educação presentes nas escolas municipais de Marituba. Cerca de 40 milhões de estudantes serão beneficiados em todo o país.

Escola Municipal Laura Freire de Oliveira Falcão

Fundada em 10 de fevereiro de 2004, o nome da escola homenageia a integrante de uma das famílias mais antigas de Marituba, que durante anos desempenhou a função de professora do município. A escola conta 275 alunos (1° ao 9°ano) e 53 servidores, e, atualmente, recebe os projetos educacionais Alfa em Ação e Robótica na Escola.

Rede Municipal de Ensino

Escola municipal Dr Alcântara, reinaugurada em setembro de 2022

A rede Municipal de Ensino de Marituba é composta por: 58 escolas, com destaque para a escola municipal Dona Mora Guimarães, fundada em 1948, a escola mais antiga do município.

Atualmente, a rede de ensino tem 23. 467 alunos distribuídos nas modalidades: educação infantil (5. 232), Ensino Fundamental (16. 860) e Educação de Jovens e Adultos (1. 375), e conta ainda com 1. 653 professores, muitos especialistas e outros qualificados a nível de mestrado e doutorado.

Nos últimos dois anos a Prefeitura de Marituba entregou à população 6 escolas reformadas e ampliadas no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que incluem reforma da cozinha, das salas de aula, dos professores e administrativas; recuperação e construção de novos banheiros, segundo a norma brasileira de inclusão; construção de quadras poliesportivas, cobertas, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais; instalação de brinquedo especial inclusivo para Pessoas Com Deficiência (PCD) e Sistema de Videomonitoramento Inteligente com câmera de reconhecimento facial.

Nova cozinha da escola municipal Dr Alcântara

Para melhorias do ambiente escolar foram entregues, às escolas, nesse início de 2023, novas carteiras escolares, geladeiras, centrais de ar; novos bebedouros, freezers e fogões. Algumas Escolas receberam revitalizações e reparos emergenciais no sistema elétrico, forro e telhado, a exemplo da escola municipal Santo Amaro, bairro Riacho Doce, que passa a contar com novo ônibus escolar.

Ao longo do ano a Prefeitura de Marituba vai reinaugurar novos espaços totalmente reformados e reestruturados para melhor atender a comunidade escolar.

 

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito, Patrik Silva e Atácia Santos 

Galeria

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade