Nesta quarta-feira, 15 de março, comemora-se o Dia Nacional da Escola, cujo objetivo é enfatizar a importância desse espaço para o desenvolvimento social e profissional das pessoas.
As primeiras escolas públicas do Brasil surgiram em 1774. Em 1889, após a Proclamação da República, os Estados passaram a criar seus projetos Educacionais, em que o acesso à educação era destina às famílias das classes de alta renda, as chamadas “elites”. Visando combater esse privilégio, em 1930, com a criação do Ministério da Educação (MEC), foi criada, também, a escola pública, gratuita e acessível a todos, que ganha força e passa a contar com a colaboração do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” assinado por educadores, entre os quais estava o escritor e jurista brasileiro, Anísio Spínola Teixeira, criador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), importante instituição que, após sua morte, em 1971, passou a ser chamar Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
“A escola é de suma importância para o desenvolvimento técnico-profissional e humano dos alunos em todas as fases do aprendizado escolar”, afirma a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Viviana Fontinele.
Para celebrar este dia, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE-Semed) realizou, na manhã desta quarta-feira, 15, na Escola Municipal Laura Freire de Oliveira Falcão, uma roda de conversa visando divulgar a merenda escolar para os discentes, bem como, o trabalho da equipe de manipulação de alimentos; garantindo assim o conhecimento sobre a alimentação ofertada no município.
Na ocasião foi ofertada, como refeição, o caldo de abóbora, receita elaborada pela manipuladora de alimentos da escola municipal Laura Facão, Elma Santiago, campeã do concurso “Merenda Nota 10” realizado em 2022.
“Fiquei surpresa, com o primeiro lugar, pois, as manipuladoras de todas as escolas trabalham e dão o melhor no que fazem, então, a concorrência era grande. Fico feliz com o reconhecimento do meu trabalho, ainda mais neste dia tão importante como o Dia Nacional da Escola”, disse Elma Santiago, que, na ocasião, por seu feito, recebeu um certificado do DAE.
Para o nutricionista, responsável técnico, Flávio Gomes, a ação, “reforça a importância do trabalho das manipuladoras, incentivando-as à criação de receitas inovadoras e saudáveis, com gêneros utilizados na alimentação escolar, para uma alimentação saudável e equilibrada no município”.
De forma ativa, o DAE está presente nas escolas municipais com equipe formada por nutricionistas responsáveis por orientar desde a aquisição até a destinação dos alimentos. Periodicamente servidores do DAE passam por capacitações e treinamentos a fim de melhorar a prestação do serviço oferecido.
Saboreando pela primeira vez um caldo de abóbora, a aluna do 7° ano, Kyra Pantoja, 12 anos, viu o caldo como “novidade e saboroso, esse alimento que, geralmente, acompanha outros alimentos, como o feijão e a carne, não como refeição principal, amei”.
A merenda escolar é uma das políticas públicas de alimentação mais antigas do Brasil. Foi criada em 1950 e, desde 2017, o valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE-MEC) não era reajustado. Em 2023, o aumento é de 28% para alunos da Educação Infantil, Educação Especializada e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 39% para alunos do Ensino Fundamental, modalidades da educação presentes nas escolas municipais de Marituba. Cerca de 40 milhões de estudantes serão beneficiados em todo o país.
Escola Municipal Laura Freire de Oliveira Falcão
Fundada em 10 de fevereiro de 2004, o nome da escola homenageia a integrante de uma das famílias mais antigas de Marituba, que durante anos desempenhou a função de professora do município. A escola conta 275 alunos (1° ao 9°ano) e 53 servidores, e, atualmente, recebe os projetos educacionais Alfa em Ação e Robótica na Escola.
Rede Municipal de Ensino
A rede Municipal de Ensino de Marituba é composta por: 58 escolas, com destaque para a escola municipal Dona Mora Guimarães, fundada em 1948, a escola mais antiga do município.
Atualmente, a rede de ensino tem 23. 467 alunos distribuídos nas modalidades: educação infantil (5. 232), Ensino Fundamental (16. 860) e Educação de Jovens e Adultos (1. 375), e conta ainda com 1. 653 professores, muitos especialistas e outros qualificados a nível de mestrado e doutorado.
Nos últimos dois anos a Prefeitura de Marituba entregou à população 6 escolas reformadas e ampliadas no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que incluem reforma da cozinha, das salas de aula, dos professores e administrativas; recuperação e construção de novos banheiros, segundo a norma brasileira de inclusão; construção de quadras poliesportivas, cobertas, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais; instalação de brinquedo especial inclusivo para Pessoas Com Deficiência (PCD) e Sistema de Videomonitoramento Inteligente com câmera de reconhecimento facial.
Para melhorias do ambiente escolar foram entregues, às escolas, nesse início de 2023, novas carteiras escolares, geladeiras, centrais de ar; novos bebedouros, freezers e fogões. Algumas Escolas receberam revitalizações e reparos emergenciais no sistema elétrico, forro e telhado, a exemplo da escola municipal Santo Amaro, bairro Riacho Doce, que passa a contar com novo ônibus escolar.
Ao longo do ano a Prefeitura de Marituba vai reinaugurar novos espaços totalmente reformados e reestruturados para melhor atender a comunidade escolar.
Texto: Ascom Semed
Fotos: Ary Brito, Patrik Silva e Atácia Santos
Galeria