A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal Especial da Mulher (Semu), realizou nesta terça-feira (20), a palestra “Mulheres Invisibilizadas”, com o objetivo de alertar mulheres sobre seus direitos, fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero e combater o feminicídio.

A iniciativa integra a série de ações da Semu dentro da campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha faz referência à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, e utiliza a cor lilás como símbolo da luta contra a violência de gênero.
Durante a abertura, a secretária da Semu, Vanessa Monteiro, destacou a importância de ampliar os espaços de diálogo sobre o tema. “Infelizmente, em pleno século 21, ainda vivemos situações alarmantes de violência contra a mulher, que nos chocam e nos sensibilizam. Nosso trabalho é fortalecer essas mulheres para que se reconheçam como valorosas e busquem ajuda quando necessário”, afirmou.

Para a delegada e palestrante do evento, Silvia Rêgo, o maior desafio da sociedade com relação a violência contra a mulher é romper o silêncio e estimular a denúncia. “Apesar dos avanços da legislação, muitas mulheres nunca chegam a registrar a primeira denúncia, o que torna a situação ainda mais preocupante. Precisamos quebrar barreiras que impedem a procura por ajuda. A prevenção é o caminho mais eficaz, e isso envolve não apenas informar as mulheres sobre os diversos tipos de violência, mas também preparar toda a sociedade para acolher e apoiar essas vítimas”, explicou.
Secretaria de Comunicação Municipal – Secom
Fotos: Ary Brito