Agentes municipais participam de operações para fazer cumprir o decreto que busca conter o avanço da Covid-19 na RMB

A Guarda Municipal de Marituba participa das operações

A prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), tem participado, diariamente, de operações integradas com órgãos do governo do Estado, que visam fazer cumprir as medidas de restrição para conter o avanço do coronavírus no Pará. O decreto estadual que impôs as restrições foi assinado conjuntamente pelo governador Helder Barbalho e os prefeitos da Região Metropolitana, incluindo a prefeita Patrícia Mendes, de Marituba. Nesta segunda-feira (1⁰) pela manhã, participaram da operação a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.

A operação saiu às 8h30, do Ginásio Municipal, e seguiu para a Feira do Mercado Central de Marituba. Os agentes distribuíram máscaras, orientaram a população sobre a importância do uso do acessório e do distanciamento social. Segundo o subinspetor da Guarda Municipal de Marituba, M. Silva, os estabelecimentos devem cumprir o decreto ou podem ser multados.

“Nesse primeiro momento nós estamos apenas conversando com as pessoas sobre a importância da máscara e falando com os comerciantes sobre as consequências de não cumprirem o protocolo de higiene. Caso o decreto não seja obedecido, em próximas operações, os estabelecimentos serão notificados e multados”, explicou o subinspetor.

A Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar, também participa de operações em bares e casas de shows, todos os dias, das 20h a 1 da manhã.

Os agentes distribuíram máscaras e orientaram a população

Trânsito

Também nesta segunda-feira (1⁰), a avenida Fernando Guilhon, uma das principais vias de Marituba, teve o fluxo alterado, como forma de conter as aglomerações. A Gerente de Educação de Trânsito Municipal, Kelli Pinheiro, falou sobre a mudança. “Nós deixamos o fluxo apenas no sentido Belém-Castanhal. Esse medida é uma forma de diminuir o fluxo nesta rua e diminuir a aglomeração. Além disso, estamos orientamos as pessoas para o uso da máscara”, destacou.

A avenida Fernando Guilhon agora só conta com o sentido Belém-Castanhal

Texto: Jamyla Magno