Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação sobre a Covid-19

0

A palestra faz parte de uma capacitação dos ACS no atendimento dos pacientes de Covid-19

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Marituba participaram, na tarde desta sexta-feira (28), de uma palestra sobre a Covid-19. Entre os temas abordados estão os mitos e as verdades sobre o Coronavírus, consequências psicológicas da pandemia e triagem médica para pacientes. Marituba possui em sua rede 140 ACS.

A diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (Sesau), Edna Santos, explica que a palestra faz parte de uma capacitação dos ACS no atendimento dos pacientes de Covid-19. “ O conteúdo do treinamento irá capacitar os profissionais para fornecer as devidas orientações às famílias no dia a dia do trabalho destes profissionais”, destacou.

A ACS Danieli Fausto atua há 13 anos na Unidade Saúde da Família do bairro de Boa Vista. Ela comenta que é muito importante estar sendo atualizada sobre o tema, pois sua rotina de trabalho junto às famílias lhe coloca sempre em contato com pacientes positivados. “Tive vários contatos com pessoas que estavam contaminadas, por isso é muito importante saber como agir nestes casos”, destacou.

Para a ACS Maria Lopes, lotada na Unidade Saúde da Família Betânia, do bairro da Pedreirinha, a capacitação servirá para atualizar com as novidades no combate à doença. “ A Covid-19 chegou e pegou todo mundo de surpresa. Mesmo depois de um ano ainda existem muitas dúvidas, por isso é muito bom estar sempre informada”, destacou.

O evento seguiu todo o protocolo de combate à propagação do Coronavírus. Os 140 ACS foram divididos em turmas de até 50 participantes para garantir o distanciamento durante o evento.

Marituba conta com 140 ACS

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Vitor Dargot

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade