Aeróbica nas Praças encerra as atividades de 2021 com a participação especial do projeto “Marituba é Saúde na Terceira Idade”

Em 2022, o projeto chegará a outros locais de Marituba

Os projetos “Aeróbica nas Praças” e “Marituba é Saúde na Terceira Idade” promoveram, na noite de quarta-feira (15), o último aulão do ano, na Praça da Matriz, em Marituba.

Iniciado em maio, na Praça da Matriz, o Projeto Aeróbica nas Praças tem como objetivos levar saúde, qualidade de vida e felicidade às pessoas por meio das atividades físicas, tirando todo estresse causado pelo isolamento social que a pandemia do coronavirus impôs à sociedade. Objetivos alcançados com sucesso, como avalia o Professor de Educação Física e coordenador do projeto Maicon Oliveira.

“A pandemia é um mal que trouxe depressão e ansiedade devido o isolamento social, então pensamos em algo que pudesse tirar esse mal e levar qualidade de vida às pessoas. Por meio da dança, as pessoas queimam calorias, perdem peso e liberam diversos hormônios que fazem bem para a saúde, e muitos corresponderam participando diariamente do projeto, nossa avaliação é muito positiva”, disse.

Vitor e Elisangela dançando ao som de Barões da Pisadinha

Participando regularmente das aulas desde maio, Elisângela Alves, de 35 anos, passou a trazer o sobrinho João Vitor, de 11 de anos, estimulando-o ainda na infância sobre a importância dos cuidados com a saúde. “No início ele não gostou muito da ideia, mas agora ele já é chamado para acompanhar os professores no palco, ou seja, ele praticamente está dando aula”, brincou Elisângela.

O projeto Aeróbica nas Praças além de promover saúde, lazer e diversão, nesta última aula de 2021, na Praça da Matriz, proporcionou interação com os idosos do projeto “Marituba é Saúde na Terceira Idade”, que proporciona atividades físicas para 220 idosos de segunda a sexta-feira, na área externa do ginásio poliesportivo municipal.

Morador do bairro União, Lalico Miranda, de 68 anos, fala que no passado não havia esse tipo de atividades proporcionadas à saúde dos pais. Hoje na terceira idade aproveita o momento para manter a qualidade de vida. “Antigamente as coisas eram mais difíceis e não havia esse tipo de cuidado com os idosos, agora eu aproveito porque me sinto melhor e feliz”, disse.

Lalico Miranda do projeto “Marituba é Saúde na Terceira Idade”

Além da aulas de aeróbica na Praça da Matriz, o Projeto logo chegou a outros locais de Marituba, como o Conjunto Viver Melhor e Praça da Colônia. Em 2022 tem como meta outros pontos do munícipio, como a praça do Conjunto Beija Flor, Decouville, facilitando o acesso dos munícipes.

Os projetos “Aeróbica nas Praças” e “Marituba é Saúde na Terceira Idade” são realizados pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), sob a orientação de profissionais qualificados: Maicon Oliveira, Gabriela Assunção, Ingrid Lisboa, Fabrício Nunes e Josiane Barbosa.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva