Acadêmicos Imortais tomam posse na Academia de Letras Maritubense (Almari)

Prefeita Patrícia Mendes, Presidente da Câmara, Allan Besteiro e Secretário de Cultura, Igor Castro, tomaram posse como Acadêmicos Honorários.

A Academia de Letras Maritubense (Almari), deu posse, na manhã desta terça-feira (14), aos novos 24  acadêmicos imortais da entidade. A cerimônia contou com a presença da Prefeita Patrícia Mendes e do presidente da Câmara Municipal de Marituba, Allan Besteiro, que tomaram posse como Acadêmicos Honorários  da Almari. O evento foi realizado no Plenário da Câmara e contou com a presença de paraninfos e autoridades.

A Almari foi criada em 2017 por iniciativa dos escritores Luciane Cunha, Lia Oliveira, Margaret Resque, escritores Francisco Poeta, Luís Bernardino, Eloísio Vasconcelos, Francisco Teotônio, Edvan Brandão, Sebastião Resque, além do compositor Dilton Oliveira, autor do Hino de Marituba e que era um dos coordenadores daquele evento escolar.

Mestre Curica e seu paraninfo durante a posse.

Inicialmente denominada Associação Letras e Artes de Marituba (ALAM), a Almari tem sua sede provisória no prédio da Biblioteca Pública Municipal e se institui como entidade Literária de grande importância para o cenário cultural do município.

A prefeita Patrícia Mendes agradeceu pela honra de ser a primeira mulher empossada como acadêmica honorária. “Me sinto honrada que este momento de extrema importância para a cultura literária no município de Marituba esteja sendo eternizado em nossa gestão”, destacou a prefeita.

“Os nossos escritores se encontravam esquecidos pelo poder público e agora, através da gestão Patrícia Mendes e da atual Secretaria Municipal de Cultura este movimento está se fortalecendo’, declarou o presidente da Câmara e acadêmico honorário, Allan Besteiro.

Um dos homenageados e que tomou posse como Acadêmico foi o músico e compositor Raimundo leão Ferreira Filho, o Mestre Curica. Ele se disse honrado com a homenagem após 58 anos de carreira e por ter levado o nome de Marituba para sete países onde já se apresentou. “ Eu me sinto honrado com este titulo pois sou filho de Marituba, faço parte deste povo alegre que eu tanto amo”, concluiu.

Tomaram posse como acadêmicos Imortais da Academia de Letras Maritubense (Almari)

FRANCISCO RAIMUNDO MENDES DE SOUZA
ELZIENE SOUZA NUNES NASCIMENTO
MARIA DA CONCEIÇÃO LOURENÇO DE OLIVEIRA