Aconteceu, nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Marituba, a Posse dos Acadêmicos Honorários da ALMARI (Academia de Letras Maritubense), Barbara Besteiro – secretária de Cultura de Marituba – e do vereador Junior Amaral – presidente da Câmara Municipal. Além disso, também foi empossada a nova diretoria da entidade composta por nove membros.

Acadêmica da ALMARI Lia Oliveira

Para a acadêmica Lia Oliveira, uma das fundadoras da entidade, é uma honra ter novos acadêmicos honorários na ALMARI e celebrar o primeiro aniversário da entidade. “No dia 13 de fevereiro a gente comemora o aniversário da nossa Academia de Letras Maritubense. Ver um sonho ser transformado em realidade nos faz lembrar que o percurso até aqui não foi fácil, mas enquanto tivermos pessoas que fazem da escrita uma arte é possível encontrar poderes específicos para ajudar a população”, disse.

A acadêmica honorária da ALMARI, Barbara Besteiro, falou sobre a honra que é ser empossada na Academia de Letras Maritubese. “Eu convido a todos que ainda não conhecem a estante literária da ALMARI que fica ali na Biblioteca Municipal que prestigie este trabalho dos nossos escritores e como secretária de cultura que dizer que esta gestão está a disposição desta entidade”, afirma.

O presidente da Academia de Letras fez uma alusão ao significado da veste oficial dos acadêmicos, a Opalanda com o legado que os escritores deixam ao mundo. “A Opalanda é uma palavra grega que significa veste de imortal. Esta imortalidade para nós escritores significa a imortalidade das nossas palavras, do legado que vamos deixar às gerações futuras”, disse.

Diretoria da Academia de Letras Maritubense

Academia de Letras Maritubense, teve origem na feira do livro de Marituba de 2017 quando a escritora Luciane Cunha propôs que os escritores ali presentes passassem a se encontrar para troca de informações e ajudar-se mutuamente, assim foi criada uma associação de poetas e escritores de Marituba composta pelos escritores Luciane Cunha, Lia Oliveira, Margaret Resque, Francisco Poeta, Luís Bernardino, Eloísio Vasconcelos, Francisco Teotônio, Edvan Brandão, Sebastião Resque, além do compositor Dilton Oliveira, autor do Hino de Marituba.

Desta forma, no dia 14 de dezembro de 2017 aconteceu a 1ª Reunião de Escritores e Poetas de Marituba, na biblioteca Pública do município, onde foi fundada a Associação Letras e Artes de Marituba (ALAM) até que em 2021 foi aprovado o Estatuto para a criação da ALMARI e eleita oficialmente a primeira diretoria da Academia. A posse da diretoria eleita da entidade aconteceu 2022 com 24 acadêmicos imortais da Academia.

Tomaram posse como acadêmicos honorários da Academia de Letras Maritubense (Almari)

• Barbara Rejane Ruffeil Besteiro
  • Adimilson Mendes Amaral Junior

Fazem parte da diretoria da acadêmicos imortais da Academia de Letras Maritubense (Almari)

• Presidente: Francisco Raimundo Mendes de Souza
  • Vice-Presidente: Luíz Bernardino dos Santos
  • Secretárias:1° Margaret da Silva Resque, 2°Suellen Eli da Silva Pinto,
  • Tesoureiros: 1° Lia do Socorro Ferreira de Oliveira e 2°Francisco Teotônio Araújo.
  • Conselho Fiscal: Luciane Ferreira da Cunha Almeida, Sebastião Santos Tavares Resque, Edvan dos Santos Brandão.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito