Marituba vive um novo momento na cultura popular. Para a gestão municipal, a cultura também é prioridade como política pública e está presente no calendário municipal com uma série de ações e eventos voltados a população maritubense.

Curso de música da Casa da Cultura

Somente em 2022, a Casa da Cultura formou mais de mil pessoas em cursos de informática, estética, artesanato, música e dança. O local  tem como finalidade levar formação e instrução a jovens com idade a partir dos 16 anos e adultos do município, com exceção do curso de formação em ballet que recebe crianças a partir dos cinco anos preparando-os ao mercado de trabalho.

Além disso, Marituba promoveu diversos eventos culturais como o São João de Marituba que em 2022 voltou a ser presencial e teve como tema  “Marituba e suas Marias Bonitas: Um São João de Força e Transformação”.

Festa de São João “Marituba e suas Marias Bonitas: Um São João de Força e Transformação”

A festa homenageou a força transformadora das mulheres e seu papel na sociedade contemporânea e contou com mais de 20 atrações em uma maratona de forró e alegria, com cantores, bandas, trios de forró, grupos folclóricos e quadrilhas juninas.

Natal Luz que Transforma

O Natal é uma festa sagrada de amizade e fraternidade. Durante todo o mês de dezembro a Prefeitura de Marituba realiza o evento “Natal Luz que Transforma” que em 2021 e 2022 contou com várias apresentações artísticas, corais natalinos e a tão aguardada chegada do Papai Noel, momento marcante que manteve viva a magia do Natal.

Durante a programação do Natal Luz que Transforma de 2022 a decoração temática da Praça da Matriz remeteu à origem do município que nasceu nas margens da Estrada de Ferro Belém-Bragança. Ao entrar no local, o visitante se depara com uma Maria Fumaça toda iluminada, além de poder visitar a casa do Papai Noel e brincar no parque de diversões instalado no local.

“A secretaria de cultura tem feito grande mobilização de trabalho visando levar muitas ações, eventos e cultura aos nossos munícipes. Neste ano de 2023 a gente vai trazer o tradicional carnaval de volta à praça Matriz com grandes atrações e segurança à população. Estamos trabalhando para levar o melhor carnaval da região metropolitana”, explica a secretária de cultura Bárbara Besteiro.

Além disso, neste ano de 2023 a cultura tem programado uma série de outras ações como a Feira do Livro que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) trará uma atração nacional, Festival Gospel, São João de Marituba, Escola Bíblica de Férias (EBF) entre vários outros eventos e ações.

“A secretaria de cultura tem trabalhado bastante, chegando em todos os seguimentos visando fazer a diferença a população”, completou.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Patrick Santos