A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (02) a 13ª Conferência Municipal de Saúde, na Usina da Paz. O encontro reuniu gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater propostas que fortaleçam a rede municipal, garantindo mais acessibilidade, universalidade e resolutividade aos serviços ofertados.
A conferência teve como destaque a participação popular, promovendo o diálogo e a escuta ativa entre todos os segmentos da saúde. “Defender o SUS é um dever nosso e um direito da população. Essa conferência é o espaço em que damos voz e vez aos gestores, usuários e trabalhadores da rede pública de saúde de todo o município”, destacou a secretária de Saúde de Marituba, Victoria Moura.
Representando a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a psicóloga Sônia Bahia, do Núcleo de Informação e Planejamento (Nisplan), reforçou o compromisso com a melhoria contínua da rede. “A gente precisa garantir a prestação e a entrega da saúde de qualidade à população”, afirmou.

Durante a abertura, a secretária Victoria Moura também ressaltou o papel humano da atual gestão municipal e lembrou dos avanços proporcionados pelo governo federal por meio de programas como o Novo PAC, que contempla investimentos em infraestrutura para a saúde. Em Marituba, o município foi beneficiado com quatro importantes obras: o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPi), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Almir Gabriel, a UBS do Viver Melhor e a UBS do Santa Lúcia.
“Temos trabalhado com compromisso, humanidade e respeito pela população de Marituba. Nossa gestão é uma gestão humana, que busca garantir direitos e deveres. O SUS tem avançado e precisamos seguir juntos para fortalecê-lo ainda mais”, ressaltou Victoria Moura.
A 13ª Conferência Municipal de Saúde segue até as 16h desta quinta-feira.
Secretaria Municipal de Comunicação
Fotos: Ary Brito