A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza entre os dias 04 e 05 de setembro o Desfile Cívico Escolar 2025, na Avenida Fernando Guilhon, em alusão à Semana da Pátria e às comemorações da Independência do Brasil.
Com o tema “Educação e Sustentabilidade: caminhos para um futuro tecnológico e inclusivo na sociedade Mariuara”, o desfile deste ano reúne mais de 8 mil alunos para celebrar a identidade cultural, a diversidade, a equidade e a participação cidadã.

Para a secretária municipal de Educação, o evento é preparado para receber toda a comunidade com conforto e segurança. “Neste ano de 2025 não poderia ser diferente à tradição que já temos em nosso município. Serão dois dias de desfile na Avenida Fernando Guilhon, tudo organizado com muito carinho e uma estrutura preparada para acolher quem quiser prestigiar esse momento, com arquibancadas, pontos de água e apoio da segurança”, destacou.
A população também comemora a realização do evento. Para Márcia Lopes, 35 anos, estava nas arquibancadas e com um cartaz para acompanhar o primeiro desfile da Guarda Mirim e a aluna Kevelyn Lohanne. “O projeto Guarda Mirim é muito bom para os alunos e eu estou ansiosa para vê-los desfilar”, afirmou.

Já para quem desfila, o momento é ainda mais especial. Edna França, 14 anos, que ingressou este ano na Guarda Mirim, destacou a emoção de participar. “Estar desfilando aqui é maravilhoso, é uma emoção que não dá para explicar. Nossos instrutores e toda a coordenação se empenharam muito para manter o padrão de excelência da Guarda Mirim. É um projeto muito bom e que só tende a crescer”, relatou.
A programação conta com a participação de 47 escolas municipais, além da presença da Guarda Mirim, Guarda Civil Municipal, SAMU Mirim, APAE, Clube de Desbravadores e do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)
Os desfiles são organizados em blocos de escolas, com apresentações que incluem fanfarra, coreografias e pelotões temáticos, valorizando a criatividade dos estudantes e o vínculo entre escola e comunidade.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Ary Brito
Galeria