A Semed, (25) realizou o 4º Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – Vozes da Inclusão, o. O evento reuniu profissionais da educação, estudantes e a sociedade civil para debater práticas inclusivas e sustentáveis, com atividades que unem educação, meio ambiente e inovação tecnológica.
Segundo Júly Amazonas, coordenadora da Gestão de Apoio à Educação Especial Inclusiva, o seminário é voltado para toda a comunidade escolar e sociedade civil e busca alinhar a educação inclusiva com temas globais, como a sustentabilidade, em sintonia com a COP30.
“Queremos mostrar que é possível promover a inclusão e, ao mesmo tempo, trazer uma consciência ambiental para dentro das escolas. Por isso, o seminário oferece oficinas de ciência sustentável, robótica, expressões artísticas com tintas naturais e até a construção de jardins sensoriais, para que os alunos possam vivenciar experiências que unem aprendizagem, inclusão e meio ambiente”, explicou a coordenadora.
Atualmente, o município conta com atendimento educacional especializado em 43 escolas, por meio das Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de profissionais de apoio escolar que acompanham os estudantes com deficiência.
“Hoje temos aproximadamente 2 mil alunos com deficiência matriculados na rede. Esse seminário é um momento para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e fortalecer as práticas inclusivas em nossas escolas”, acrescentou Júlia.
Com a proposta de integrar educação inclusiva, inovação e sustentabilidade, o 4º Seminário Vozes da Inclusão reforça o compromisso da rede municipal em oferecer uma educação cada vez mais humanizada e conectada com os desafios atuais.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Rafael Victor Fernandes