Criada em 2022 a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRAN), tem entre as suas atribuições planejar, implantar e coordenar a politica municipal de transporte público, modalidade e trânsito. Em seu primeiro ano de atuação já promoveu vários avanços entre eles a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Marituba.

Para o titular da Setran, Leonan Moura, o ano de 2022 foi de revisão da base regulamentar e inicio da execução de importantes politicas para o município, como o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

“Um passo muito importante nós repensarmos a nossa cidade no que diz respeito ao fluxo de pessoas, veículos e fluxo da economia e acessibilidade em nossas vias”, comentou o secretário da Setran.

Regularização – Em 2022 a Setran avançou na regularização do serviço de mototaxistas e de taxistas em Marituba. Para esta última categoria também foi concedido o benefício do auxilio emergencial do Governo Federal.

A Setran avançou na regularização do serviço de mototaxistas

A prefeitura entregou ainda no último ano, 400 termos de autorização de atuação e funcionamento, carteirinhas de identificação profissional e novo fardamento, além de mais de 100 certificados de cursos de capacitação para estes profissionais buscando a melhoria dos serviços de transporte individual.

Foram entregues ainda 40 certificados de autorização de tráfego para novos veículos de transportes alternativos de passageiros e um termo de autorização de serviço para a cooperativa de transportes alternativos do município (Cooptturismo) com o objetivo de garantir a mobilidade urbana e diversas modalidades com mais qualidade e segurança.

Ampliação de Linhas – Linhas de transporte coletivo foram ampliadas como no caso do bairro Santa Clara e no Beija Flor. Para o ano de 2023, a Setran já planeja a ampliação das linhas que atendem o Bairro São Francisco e no Residencial Viver Melhor com novas linhas para atender a população.

Em 2022 a linha Marituba/União – Castanheira foi ampliada e garante transporte à nova Usina da Paz União.

O presidente das Associação dos Moradores do Santa Clara, Dione Nunes, 38 anos, destaca que os moradores do bairro tinham muita dificuldade. Com a ampliação passamos a ter ônibus de 10 em 10 minutos e isso beneficiou mais de 20 mi, famílias em vários bairros, não apenas no Santa Clara”, destacou.

“Louro do Santa Clara” fala dos benefícios da ampliação do transporte público no bairro

Educação no Transito – Ações foram realizadas visando a educação no trânsito nas escolas municipais. Os agentes da Setran realizaram as ações com campanhas educativas nas redes sociais e foco na educação para o trânsito.

Educação no trânsito também foi prioridade em 2022

Também foram distribuídos material com orientações durante as fiscalizações nas vias de tráfego do município.

Segurança – Em 2022 foram realizadas ações visando proporcionar segurança aos motoristas e pedestres que trafegam pelo município intitulada “Trânsito Seguro”.

Fiscalização de transporte irregular de passageiros no serviço de mototaxistas

As ações têm como objetivo fiscalizar o transporte clandestino de passageiros por meio do serviço de moto taxi e mico ônibus no Município de Marituba de acordo com a Lei Municipal n.º 302/2014.

Durante as ações já realizadas foram abordados mais de 600 veículos, sendo 34 deles apreendidos e quatro veículos adulterados foram encaminhados à Seccional Urbana de Marituba.

Da Redação Comus
Fotos Ary Brito