2° Seminário da Educação Especial oportunizou formação continuada à docência do SAEE

0

A abertura do evento aconteceu no Centro de Iniciação ao Esporte

Visando aprimorar a prática pedagógica dos docentes do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) da rede municipal de ensino, por meio da formação continuada, a Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed) realizou nos dias 25 e 26 de maio, o 2° Seminário da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, com o tema “Inspirações Pedagógicas em Contextos do Serviço de Atendimento Educacional Especializado”. A abertura do evento aconteceu no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado atrás do Ginásio Poliesportivo Municipal e as oficinas formativas nas escolas municipais Dr Renausto Amanajás, Construindo Cidadania e Nossa Senhora do Rosário, bem como no auditório Joelma Teixeira.

Segundo a coordenadora da Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva (GAPEI), Elziene do Nunes, “a formação visou oportunizar a visibilidade da atuação dos docentes do município de Marituba que atuam para a qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes da educação especial e inclusiva”.

o evento reuniu 330 docentes da educação especial e inclusiva

Em sua segunda edição, o Seminário da Educação Especial insere-se na legislação educacional brasileira, ao subsidiar a formação continuada da docência das salas do SAEE, oportunizando igualdade de condições educacionais aos estudantes, o público-alvo da educação especial.

Para o professor da Educação Geral da escola municipal Geracina Begot, Tharles Costa, que participou da palestra sobre “Leterring”, ter participado do Seminário configurou-se como uma importante ferramenta para minha instrumentação pedagógica e metodológica uma vez que “oportunizou o contato tanto com conhecimento acadêmico-científico quanto com experiências profissionais de professores que estão na rotina diária da educação inclusiva, dedicando-se a garantir a efetivação desse direito”.

Professor da escola municipal Geracina Begot, Tharles Costa

O “Leterring” é a expressão da criatividade por meio da arte de desenhar letras. O momento foi conduzido pelo professor de matemática e especialista em didática de ensino, modelagem matemática, gestão escolar e projetos, Edmílson Rocha.

A rede municipal de ensino de Marituba possui 37 salas de aula que prestam apoio especializado para aproximadamente mil (1.000) alunos. Nas Unidades Integradas Especializadas funcionam os atendimentos pedagógicos, de reabilitação física e psíquica e de assistência social.

Além do professor titular, a educação especial e inclusiva de Marituba conta com o profissional de apoio escolar responsável por realizar o cuidado e acompanhamento na locomoção do estudante pelos espaços da escola, caso seja necessário.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Fenando Nobre

Galeria

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade