1º Festival do Açaí de 2021 fechou com chave de ouro a safra do ano em Marituba

Grupo de Carimbó da Terceira Idade foi uma das atrações

Com um público aproximado de 500 pessoas, a Praça da Matriz de Marituba recebeu, neste sábado(27), o 1o Festival do Açaí de 2021, um festival realizado pela Prefeitura de Marituba para fechar com chave de ouro a safra deste ano deste importante fruto da economia local. Gastronomia, artesanato e cultura encerraram também uma semana de capacitação voltada para as boas práticas no processamento do fruto, assim como orientações sobre empreendedorismo.

Gastronomia, artesanato e teatro e dança festejaram a safra do ano

A batedora Cláudia Beltrão, 43 anos, foi uma das expositoras do festival. Há 28 anos ela está na ponta desta importante cadeia produtiva para a economia local. Ela comenta que a iniciativa serviu para a troca de experiências entre os produtores e aproximação com os órgãos responsáveis pelo apoio ao setor.

“ A troca de conhecimento foi o maior resultado destes dias do Festival. Nós tivemos orientação para poder expandir o nosso negócio e também melhorar a qualidade do nosso produto”, destacou.

Secretários da Sedeter, Secel e Semma foram parceiros da Sedap no Festival

O secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (SEDAP), Yuri Bastos, ressaltou que o 1º Festival de Açaí de 2021 foi resultado de uma união entre todos os envolvidos  para garantir o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável e para potencializar o setor.

“ Queremos destacar aqui a parceria entre todos os envolvidos realizando um grande evento. Através desta união, a Sedap pode realizar um festival que veio beneficiar toda a cadeia produtiva do açaí no município”, ressaltou o secretário.

A batedora Cláudia Beltrão foi uma das expositoras

Quem passou pela Praça da Matriz também acompanhou o desfile de biojoias que foram produzidas durante a semana por artesãs que participaram de um minicurso que ensinou a criar adereços como colar, brincos e pulseiras a partir de elementos retirados da natureza, sem provocar nenhum tipo de dano à mesma.

Para a execução do 1º Festival do Açai de 2021 a Sedap contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma),  Secretaria Municipal de Cultura (Secel),  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater Pará) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Galeria:

Da Redação Comus