1ª Formação do Projeto “Robótica na Escola”

Com o tema “Pensando políticas públicas de alfabetização cientifica e tecnológica”, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), realizou na manhã de quinta-feira, 30, no auditório da Escola Municipal Renausto Amanajás, a 1ª formação do projeto “Robótica na Escola” 2023, visando estimular o conhecimento sobre projeto educacional, o estudo continuado e momento de interação com docentes do projeto.

“Apresentamos aos docentes a estrutura organizacional, pedagógica e de recursos humanos do projeto. Direcionando as devidas orientações de como se dará o projeto em 2023. Além disso, também apresentamos algumas políticas públicas educacionais voltadas à educação científica e tecnológica, como por exemplo, a política nacional de educação digital e a base nacional comum curricular da computação”, explica a professora Clara Tabosa.

O momento foi conduzido pelas técnicas pedagógicas da Semed, à frente do projeto, as Professoras Clara Tabosa e Rute Sousa

Iniciado em março de 2022, o projeto educacional visa promover o ensino de ciências, por meio de investigação, voltado à solução de problemas e para estimular o interesse dos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, às carreiras científicas e tecnológicas. O projeto é o pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba.

O ensino da Robótica Educacional objetiva desenvolver as competências e habilidades das disciplinas específicas do currículo dos anos finais do ensino fundamental (Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias); exercitar a criatividade, persistência, motivação, engajamento e estudo constante; potencializar o conhecimento de mundo em uma perspectiva de uma sociedade tecnológica e informacional.

À esquerda, a professora da Escola Municipal Dom Calábria, Priscila Miranda

Em seu primeiro ano como professora do Projeto, na Escola Municipal Dom Calábria, Priscila Miranda, conta que se sente “preparada para trabalhar o objetivo maior do projeto: estimular as diversas habilidades dos alunos. A formação foi rica de informações e importante para sanar dúvidas”.

Participam do projeto “Robótica na Escola” as escolas municipais:

Cora Tereza, Centro Educacional Pimpolho, Dr. Alcântara, Dona Mora Guimarães, Dom Calábria, Emília Clara da Lima, Eudâmidas Lopes, Gracinda Peres, Inácio Cunha, João Milton Dantas, Júlia Freire, Laura Freire Falcão, Maria de Fátima, Maria do Carmo, Maestro Carlos Gomes, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do Rosário, Otília Begot, Padre Romeu, Padre Marcos Schawalder, Paulo Freire, Eduardo Lauande, Parque das Palmeiras, Renausto Amanajás, Santa Tereza D’ávila, Santo Amaro, Santa Rita e Suely Falcão (Sede e Anexo II).

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito e Paulo de Sousa